Friday 24 June 2016

Desabafo Pós-Brexit

No mês de Abril, no ano de 2005, eu fazia a minha primeira viagem internacional, rumo à cidade que tanto me encantava antes mesmo de nos conhecermos pessoalmente. Aos 22 anos, cheia de medos, incertezas mas também excitação, desembarquei em Londres. 

Cheguei na primavera, a estação mais colorida, onde todos estão se despedindo do frio e cinza do inverno e o encanto foi imediato. Londres me conquistou, e o que era um plano de intercambio de 9 meses virou um caso de amor eterno. Nunca mais quis ir embora.

Eu e minha amiga Lana, em 2005. Nossa primeira foto no Big Ben.
Além da linda arquitetura, da importancia historica do país e da presença constante de arte aonde quer que voce vá, o que mais me cativou nessa cidade foi como ela é receptiva com o outro, outras culturas, religiões, comidas, etc. 

Eu, que sempre me senti meio peixe fora d'agua na minha cidade natal, me encontrei aqui. Longe da família, da segurança e conforto que eu tinha no Brasil, aqui eu me senti em casa. Apesar de ser imigrante, me senti abraçada por essa cidade. Sou sua maior defensora, não fale mal de Londres perto de mim.
Foi aqui onde eu passei a maior parte da minha vida adulta, casei e foi o local que eu escolhi para minha filha nascer.

Eu e Guilherme (marido) tomando uma pint ha uns anos atras.

Agora, acelerando o tempo, chegamos em 2016. Ano em que o Reino Unido decide se quer ou não fazer parte da Comunidade Europeia. Os dois lados (Remain e Leave) tem pontos coerentes a serem discutidos. Mas pra quem mora aqui, a gente bem sabe que apesar de todos os outros argumentos da turma do "Leave", o mais importante era a questão da imigração. Todas as pessoas que eu conheço que votaram "Leave" votaram por esse motivo. 

O fato de as escolas estarem lotadas, com crianças que vem de famílias que falam outra língua em casa, de imigrantes ocuparem vagas de emprego que antes seriam ocupadas por britânicos, de comunidades terem imigrantes como a maior parte dos seus vizinhos, etc, etc, etc. Eles dizem que estão perdendo a identidade. 

Hoje, ao acordar, recebi a noticia que o Reino Unido tinha votado pra sair da Comunidade Europeia. 
Ou seja, aparentemente, toda aquela diversidade de culturas e povos convivendo harmoniosamente, que tanto me fascinou em 2005, não é tao legal assim no ponto de vista da maioria dos britânicos.
E o pior é saber de alguns imigrantes, que se dizem britânicos apenas por possuírem um passaporte daqui, que também votaram a favor da saída. Santa ignorância.. 

Eu, como imigrante, pela primeira vez me sinto deslocada nesse país. Me sinto indesejada e até mesmo ofendida. Sabemos que os dados confirmam que a maioria dos imigrantes que estão aqui contribuem muito mais do que tiram. Trabalhamos muito duro e ajudamos a construir esse país, todo dia.

Estamos caminhando, cada vez mais, para um mundo mais segregado. E o Reino Unido deu o pontapé inicial nessa historia.

O resultado dessa votação dói. Tá difícil de engolir.





7 comments:

  1. Voce deve se ter apaixonado pela cidade mas nao pelos londrinos.Desejo lhe a maior sorte do mundo na sua vida amiga,e que em todo o lugar onde se encontre faca amigos.Eu sei o que e hospitalidade mas como a portuguesa,nao ha.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada, Julieta. Apesar dos Londrinos terem votado pra ficar (a maioria) o clima aqui ta triste mesmo. A hospitalidade portuguesa realmente é incrivel. Amo Portugal.

      Delete
  2. Voce deve se ter apaixonado pela cidade mas nao pelos londrinos.Desejo lhe a maior sorte do mundo na sua vida amiga,e que em todo o lugar onde se encontre faca amigos.Eu sei o que e hospitalidade mas como a portuguesa,nao ha.

    ReplyDelete
  3. Escreveu muito bem Thais, eu concordo muito com você! Vamos ver o que acontece nas próximas semanas. Boa sorte pra você!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada, Norman. Vamos torcer pro melhor :)

      Delete
  4. Tambem me senti um pouco ofendida por vc filha, que tanto ama Londres- cidade que escolheu para ter sua filha. De qualquer modo,vc expressou muito bem seus sentimentos ao perceber que os britanicos ( ou a maioria deles) nao merecem tanto amor assim ...

    ReplyDelete